Às margens da influência: A publicidade e o jornalismo dizem quem é você? - 7º ano

Editora:
Prazer de Ler
Número de páginas:
64
Autores:
Liliane Feitoza
Descrição:
A todo momento, os meios de comunicação de massa chamam a nossa atenção e nos oferecem ideias, produtos, serviços e opiniões prontas a nos influenciar e orientar. Ao mesmo tempo, esses meios de comunicação são necessários para sabermos do que acontece e está além dos limites territoriais que ocupamos. Precisamos recorrer a essas fontes de informação para saber dos fatos e acontecimentos que, mesmo estando longe de nós, influenciam a nossa vida e fazem parte da nossa realidade. Mas também precisamos reconhecer os vários momentos em que a mídia tenta nos influenciar e os recursos que utiliza para isso.   Neste livro, observamos a mídia sob esta perspectiva dupla: como fonte de informação e como fonte de influência. Para desbravar essa influência, passeamos por mensagens que são capazes de nos influenciar; analisamos os elementos que formam essas mensagens; e descrevemos um conjunto de estratégias comuns. A partir de pensadores e teorias da comunicação, refletimos também sobre o sucesso dessa influência. Será que a mídia nos manipula completamente ou somos capazes de escolher no que vamos acreditar?   Ao fim, esperamos estimular não só a identificação e a compreensão das técnicas de convencimento, mas também o hábito de ler o que está à margem. Somos desafiados a ver além do óbvio, compreender contextos, explorar sentidos e entender o dito e o não dito. Assim como somos desafiados a sermos questionadores, formadores de nós mesmos e reivindicadores da mídia que queremos.

Receba nossa Newsletter